16.10.13


Carta aberta da Associação Cultural O Mago Realizações em repúdio à política cultural aplicada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis:

Prezados amigos, colaboradores, produtores culturais, realizadores, jornalistas e todas as pessoas que nos seguem, nos acompanham ou se interessam pelas questões culturais do Município de Florianópolis, escrevemos esta carta aberta para denunciar o descaso com que a prefeitura de Florianópolis vem tratando a cultura e os produtores culturais da nossa cidade.
Há mais de 7 anos organizamos, produzimos e realizamos a Mostra Latino Americana de Animação A Caverna, evento único no estado de Santa Catarina, que trás para a cidade de Florianópolis  todos os anos uma série de animações autorais produzidas em toda a América Latina (muitas delas inéditas no estado) através de uma mostra competitiva e também animações de grandes animadores de todo o mundo através de mostras paralelas. Durante esses vários anos, a mostra não somente amadureceu como também inseriu Florianópolis no mapa dos festivais de animação que acontecem pelo mundo. Também durante esse período, ampliou de forma considerável uma rede que envolve animadores, produtores e o público, aproximando essa arte da sociedade e estimulando a produção e o desenvolvimento desse meio expressivo.
Recentemente, fomos informados por e-mail, pela atual presidente do Funcine (Fundo Municipal de Cinema) Carol Guesser, que o projeto da Mostra A Caverna, assim como outros projetos de longa trajetória no cenário local, como o Catavídeo, nunca foram aprovados pelo comitê gestor, “nem sequer foram apreciados” e que as chances de que os projetos sejam aprovados são nulas. A informação que a prefeitura passou para a presidente do Funcine, que nos repassou por e-mail, consideramos uma tremenda falácia, de uma prefeitura que vem demonstrando descaso com os produtores e as produções culturais do município.
No início deste ano, apresentamos junto ao Funcine, todos os documentos exigidos para a renovação do convênio, além do projeto para a realização da mostra deste ano. Depois de alguns meses de luta, tanto da anterior presidente Cláudia Cárdenas, como do conselho do Funcine e dos membros da Associação Cultural O Mago Realizações, o projeto finalmente foi aprovado. Como vocês podem ver no documento abaixo, assinado pelo aparentemente ex-Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão Edson Caporal (as informações que temos é de que ele não é mais o secretário), comprova que o comitê gestor sim apreciou o projeto e sim aprovou o convênio.
A vida de um produtor cultural é ingrata, diríamos que até insalubre, porque além de ter que fazer o nosso trabalho, que é escrever os projetos, atender a toda a burocracia exigida pelas instituições e realizar esses projetos, ainda temos que correr atrás de secretários e políticos escorregadios, desinformados e sem nenhuma especialidade na pasta que está ocupando, que nunca podem nos atender, que nos fazem parecer que estamos lhes pedindo um favor e que nos fazem implorar para que cumpram com o que já está acordado.
Para se ter uma idéia, esse documento, que data do dia 25 de julho de 2013, nos foi entregue pelo Funcine e a partir daí começamos a movimentar a produção da Mostra A Caverna, como em todos os outros anos. Como muitos devem saber, a produção de um evento como este envolve várias pessoas, contatos, convidados e toda uma articulação para a elaboração da página web, reservas de equipamentos, solicitações, abertura das inscrições etc. A irresponsabilidade da prefeitura em não cumprir com o acordado, além de gerar prejuízos financeiros aos produtores do mostra, também gera prejuízos que são irreparáveis à credibilidade da Associação Cultural O Mago Realizações, da Mostra Latino Americana de Animação A Caverna e dos organizadores e colaboradores deste evento.
É com profundo pesar que, devido a postura da prefeitura municipal de Florianópolis, anunciamos que fica praticamente inviável a realização da Mostra Latino America de Animação A Caverna neste ano de 2013. Repudiamos energicamente os rumos que a política cultural vem tomando no município de Florianópolis e a forma como esses senhores fazem política.
Aproveitamos nossa indignação para questionar até quando teremos que aceitar esse tipo de tratamento? Será que algum dia a prefeitura entenderá que a verba destinada para a cultura não é verba de propaganda, e que a melhor propaganda que eles poderiam fazer de sua gestão é justamente fazer uma boa gestão?

Cordialmente,
Associação Cultural O Mago Realizações.


Nenhum comentário: