14.7.07

A Caverna - 2ª edição

Fotograma retirado da animação "El Rayo Rubio" de Pablo Rodríguez Jáuregui

O Mago realizações apresenta a 2ª edição da Mostra de Animação A Caverna.Serão exibidas as animações de Pablo Rodriguez Jáuregui e de seu mestre Luis Bras. Para este mês teremos três dias de exibições:


. Quinta-feira 26 de julho 19h, no Cine clube da Fundação Cultural BADESC.
Rua Visconde de Ouro Preto, 218 – Centro.
. Sexta-feira 27 de julho 19h, no pátio do Palácio Cruz e Sousa.
Praça XV de Novembro, 227 – Centro.
. Sábado 28 de julho 22h, no Cine Clube do Espaço Cultural Sol da Terra.
Av.: Afonso Delambert Neto, 885 Lagoa da Conceição.

Para cada dia haverá algumas animações inéditas. Vale a pena conferir! Em todos os locais a entrada é gratuita. Para ver a programação completa e sinopse das animações acesse: www.mostracaverna.blogspot.com

Pablo Rodríguez Jáuregui, Rosario-Argentina. Cursou estudos de Belas Artes na Universidad Nacional de Rosário; e fez mestrado em Animação na Universidad de las Islas Baleares (Espanha). Atualmente é, além de diretor de animações, coordenador da Escuela para Animadores de Rosario, uma das principais escolas de animação argentina. Suas animações utilizam-se de técnicas variadas que se misturam com muita criatividade e originalidade. Outro ponto forte em seus trabalhos é a criação sonora e a sua parceria com o músico Fernando Kabusacki. Dentre as suas animações destacam-se "El Pibe" que obteve o primeiro prêmio no VideoFest Berlim 1992; "Capitán Cardozo" prêmio "Futuris" ao melhor vídeo latinoamericano no VideoBrasil 1994 (também comprado e exibido em canais de tv europeus); "The Planet" longa-metragem em que reuniu 18 artistas para a sua realização em 2001 e foi vencedor do prêmio "Coral" dado ao melhor filme experimental no Festival Internacional de Cine de la Habana. É colaborador da revista "Film" e do programa de televisão "Caloi y su tinta".

Luis Bras, Rosario-Argentina, é considerado o primeiro animador experimental de seu país. Graduado em desenho e gravura começou sua carreira como ilustrador de uma agência publicitária. Com a chegada da tv local trabalhou durante quinze anos para a agência Camilo Servali realizando nesse período 300 filmes publicitários animados. A grande reviravolta na sua carreira aconteceu quando se deparou no cineclube com a obra completa de Norman Mc Laren. Bras começou então a experimentar técnicas e procedimentos de animações riscadas direto na película. Futuramente embarcou num projeto de "música ilustrada", utilizando-se de diferentes técnicas. Seus trabalhos tiveram um grande reconhecimento internacional nas décadas de 70 e 80. Bras foi também docente na Facultad de Bellas Artes e na Escuela Provincial de Cine y TV e dava aulas particulares no "taller sótano", onde deu aulas para Pablo Rodríguez Jáuregui e onde é hoje a Escuela para Animadores de Rosario.

Quando: 26/07
Onde: Cine Clube Fundação Cultural BADESC
Rua Visconde de Ouro Preto, 218 – Centro.
Hora: 19 horas

Quando: 27/07
Onde: Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro, 227 – Centro.
Hora: 19 horas
Em caso de chuva a exibição no pátio do Museu Cruz e Sousa será cancelada

Quando: 28/07
Onde: Cine Clube do Espaço Cultural Sol da Terra
Avenida Afonso Delambert Neto, 885 Lagoa da Conceição
Hora: 22 horas

Entrada gratuita

Nenhum comentário: