25.9.08

SEREIA

O projeto de animação Sereia, idealizado e escrito por Rodrigo Amboni e Yannet Briggiler, foi o vencedor do edital para animação do IIIº PRÊMIO FUNCINE DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL "ARMANDO CARREIRÃO" - 2008. Esse incentivo permitirá que nosso grupo concretize mais um projeto que vínhamos batalhando há algum tempo para viabilizar.

ilustração de Yannet Briggiler

Sinopse

Num mundo desolado a alta das marés provocou transformações radicais no planeta. Poucos pedaços de terra sobraram para a ocupação humana e os homens tiveram que se adaptar com a falta de recursos e a solidão. Neste contexto o personagem central, Simão, vive só num pequeno penhasco. Quase todos os recursos que ele encontra para a sua sobrevivência vem do mar, onde ele pesca com um gancho pendurado a uma corrente. Sua rotina é marcada pela monotonia e melancolia até que um fato inusitado acontece em sua vida: ele encontra, pendurada no gancho, uma mulher. Aparentemente morta, ele a resgata e cuida de sua recuperação. A alegria toma conta de Simão e conforme ela se recupera coisas estranhas começam a acontecer a ele. A barreira entre o universo onírico e a realidade se desfaz e entre momentos de profundo desejo e horror, Simão, confuso, passa a pensar somente em como se livrar dela.

22.9.08

Animação do Mago selecionada para o CineEsquemaNovo


Vim dizer que estou indo foi selecionado para a mostra competitiva de curtas e médias-metragens do CineEsquemaNovo.

Sobre o festival:

Desde 2003, o CineEsquemaNovo é reconhecido como uma das primeiras mostras do país a derrubar a distinção formal entre cinema, vídeo e digital, bem como de gêneros e linguagens, promovendo também as novas mídias como formatos cinematográficos legítimos e autônomos. Todos os suportes imagináveis, do 35mm e suas variações até uma produção feita em um telefone celular, são aceitos em pé de igualdade. Sem o interesse de oferecer respostas definitivas sobre o futuro da imagem, o CEN apenas traz um fato à tona: a renovação audiovisual proporcionada pela tecnologia e pela mistura de gêneros que, muitas vezes, marca a produção contemporânea.

A SURPRESA, a EXPERIMENTAÇÃO, a CRIATIVIDADE e a INOVAÇÃO trazidas pelos curtas, médias e longas-metragens seguem sendo as palavras de ordem do CineEsquemaNovo, que em 2008 acontece entre os dias 11 e 17 de outubro.

O CineEsquemaNovo também se esforça para aproximar o passado e o futuro, bem como a história e as perspectivas do audiovisual ao propor, simultaneamente, discussões sobre os novos formatos cinematográficos e homenagens a nomes fundamentais da produção e invenção brasileira na arte da imagem.

Com seus valores e conceitos cada vez mais amadurecidos, mas ao mesmo tempo aberto para a reinvenção a cada ano em sua estrutura, o CineEsquemaNovo coloca-se como uma realização com voz própria dentro de um circuito brasileiro de festivais muitas vezes acomodado. Acomodação esta que, via de regra, pode corroer valores fundamentais de qualquer tipo de arte: a reflexão, a interpretação, a transformação e a revolução.

(texto retirado do site da mostra: www.cineesquemanovo.org)

6.9.08

Vim dizer que estou indo também em Goiânia


Recebemos hoje a notícia de que a animação foi selecionada para a 8ª edição do Goiânia Mostra de Curtas. A mostra, considerada uma das mais expressivas do país, acontece dos dias 7 a 12 de outubro.

3.9.08

Animação do Mago na Itália

Vim dizer que estou indo continua rodando o Brasil e o mudo. Dessa vez a animação foi selecionada para o Dopofestival, que é uma mostra especial que ocorre dentra da programação do Magma, mostra di cinema breve, na cidade de Acireale, na Itália.

A exibição acontecerá no dia 13 de setembro.