8.8.08

O velho da bengala premiado no 5º Catarina


Ontem à noite, em Itajaí, o documentário O velho da bengala ganhou o prêmio Salim Miguel da crítica especializada do 5º Catarina Festival de Documentários. O vídeo, realizado em Meleiro, no sul do estado de Santa Catarina, passa uma visão fragmentada dos moradores da cidade sobre o senhor Abílio, conhecido como “o velho da bengala”.


...............................................


O jornalista Carlos Alberto Mattos, crítico do jornal O Globo e criador (junto com Amir Labaki) do festival É Tudo Verdade escreveu o seguinte no DOCBLOG:

“O júri da crítica, do qual participei, resolveu radicalizar na concessão do Prêmio Salim Miguel. Diante de tantos curtas didáticos e bem comportados, muitos se limitando a uma junção de entrevistas com power point, outros ao registro mais requintado de meras conversas, premiamos o mais experimental de todos. Em O Velho da Bengala, dos florianopolitanos Rodrigo Amboni e Yannet Briggiler, o personagem-título é um eremita que vemos apenas de longe, com foco incerto e câmera instável. Tudo o que sabemos dele é através de fragmentos de relatos de gente do interior, que também não aparece na tela. A relação entre imagens e sons é rompida, o ponto de vista é deslocado para fora do quadro, tudo oscila nesse estranho e poético ensaio que lembra a estética de Cao Guimarães e um pouco de Estamira.
http://oglobo.globo.com/blogs/docblog/post.asp?cod_post=118683


Sinopse

A personalidade agressiva, solitária e contraditória, sua extraordinária casa feita a “barro e pedra” e as histórias contadas pelas pessoas da comunidade, fazem do velho da bengala uma lenda viva no sul do estado de Santa Catarina.

Ficha técnica:

Produção O Mago Realizações

Direção Rodrigo Amboni e Yannet Briggiler

Roteiro Rodrigo Amboni

Montagem Yannet Briggiler


Assista o vídeo aqui: